Notícia Detalhes
LEI PAULO GUSTAVO MUNICÍPIO DE DIVINO DAS LARANJEIRAS
Veja na integra tudo sobre essa notícia.
Editais de Premiação
Chamamento Público N° 003/2024 - Premiação Outras Áreas
- 01. Edital, Clique aqui
- Link de Inscrição, Clique aqui
Chamamento Público N° 002/2024 - Premiação Audiovisual
- 01. Edital, Clique aqui
- Link de Inscrição, Clique aqui
- 02. Avaliação e Seleção das Candidaturas, Clique aqui
- 03. Habilitação do Edital nº 002-2024, Clique aqui
Capacitação, Formação e Qualificação
Chamamento Público N°001/2024
- 01. Edital, Clique aqui
- 02. Resultado da Qualificação no Audiovisual, Clique aqui
- 03. Resultado da Qualificação no Audiovisual, Clique aqui
Seleção de Projetos para firmar Termo de Execução Cultural
- Edital nº 01/2024, Clique aqui
- Seleção de Mérito Cultural nº 01/2024, Clique aqui
- Habilitação, Clique aqui
_________________________________________________________
A LEI PAULO GUSTAVO
A Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil. Um total de R$3.862.000.000,00 (três bilhões, oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) está destinado à implementação de ações e projetos em todo o país.
Essa lei também simboliza a resistência da classe artística, pois foi aprovada em meio à pandemia de Covid-19, que impôs restrições às atividades do setor. Além disso, é uma homenagem ao artista Paulo Gustavo, uma figura emblemática dessa categoria, que foi vítima da doença.
As condições para a execução da Lei Paulo Gustavo foram encorajadas graças ao engajamento da sociedade. Em 2022, após a aprovação pelo Congresso Nacional, o Poder Executivo tentou bloquear os repasses por meio de um veto integral e de uma Medida Provisória. No entanto, com o apoio dos artistas e da sociedade civil, o Supremo Tribunal Federal anulou a Medida Provisória e autorizou a execução da lei.
Em 2023, a recriação do Ministério da Cultura abriu caminho para a implementação plena da Lei. Após um processo de consulta intensiva, o Ministério emitiu um decreto regulamentando a lei, permitindo que os estados, municípios e o Distrito Federal possam pleitear os recursos.
Os profissionais e culturais poderão acessar esses recursos por meio de editais, convocações públicas, julgamentos, aquisição de bens e serviços, ou outras formas simplificadas de seleção pública, dirigidas pelos estados, municípios e Distrito Federal. O Ministério da Cultura não fará repasses diretos aos profissionais.
Todos os níveis federativos terão acesso aos recursos, desde que façam a solicitação e cadastrem um Plano de Ação na plataforma TransfereGov. É válido cobrar às autoridades do seu estado e município para aproveitar essa oportunidade!