Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

História

Não há memória dos primeiros desbravadores da região onde se ergue município de Divino das Laranjeiras. Sabe-se da chegada, em meados de 1950, de um dos principais colonizadores, Anacleto Falci, que chegando ao território, já encontra uma espécie de aglomerado rural, formado principalmente de empregados da fazenda dos Hilários (atual município de Divino das Laranjeiras).
Quando chega na região, Anacleto Falci já encontra ali as seguintes famílias: Boechat, Gabriel de Aquino, Pitol, Tomé, Barbosa, Pigorette, e Pomarolli.
Já em 1951, Anacleto Falci consegue levar até o povoado a primeira escola estadual da região, mas não para aí a sua luta. À 12 de dezembro de 1953 consegue a elevação do povoado à distrito pela Lei nº 1.039, desmembrando do distrito de Sapucaia (atual município de Sapucaia do Norte), que pertencia na época ao município de Galiléia. O distrito recebe o nome de Divino das Laranjeiras, nome originado do seu padroeiro (Divino Espírito Santo) e das laranjeiras que enfeitavam seu território.
Com a descoberta da Mica, Cristais e Pedras Coloridas(semi preciosas), o distrito passa por sua melhor fase, com a vinda de vários forasteiros para a sua extração. Em 1962, ganha importância suficiente, passando a município pela Lei nº 2.764 de 30 de dezembro, contando também com o distrito de Central de Santa Helena.
O município é formado por serras e planícies, conta com algumas elevações de pouca importância. O solo é bom para a agricultura(uma das principais fontes de renda). A vegetação é formada por serrados e pastagens. Possui lavras de Cristal e Mica.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

O distrito foi criado em 12/12/1953 pela Lei nº 1.039, e o município em 30 de dezembro de 1962 pela Lei nº 2.764.
Na ocasião, era composto dos distritos de Divino das Laranjeiras e Central de Santa Helena. Atualmente, compõem-no os de Divino das Laranjeiras e Central de Santa Helena criado pela Lei nº 1.039 de 12/12/1953(mesma Lei que criou o município de Divino das Laranjeiras).

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:

O município de Divino das Laranjeiras está jurisdicionado à Comarca de Galiléia, de 1ª Entrância, desde sua emancipação.
 
Fonte
IBGE
 
Bandeira:
 
 
Brasão:
 
 
Hino:
 
Letra: Maria das Graças Batista Falci Mota
Música: Detinho

Entre montanhas altaneiras
Nossa cidade se ergueu
Divino das Laranjeiras
Este hino de amor é todo teu
O teu brilhante porvir
Este Povo há de sempre garantir
(Refrão)
Ó Terra abençoada
Que a todos sabe agradar
Quem um dia te conhece
Nunca esquece de voltar
Sob as asas do teu padroeiro
E à sombra dos laranjais
Lutaram teus pioneiros
Plantando aqui sublimes ideais
Paz e amor, trabalho e união
Que floresçam dia-a-dia, em profusão
Orgulhamos de ti, ó terra amada
E cremos também na tua glória
Caminhamos com esperança
Escrevendo a cada dia a tua história
Embalados pela força do amor
Construindo e ajudando ao Criador.